Vida útil dos impermeabilizantes
26/10/2023
Vocês sabiam que os produtos utilizados na impermeabilização também possuem vida útil?
Assim como todos os materiais, os impermeabilizantes também possuem a sua vida útil, que é o tempo que o material consegue performar com as suas características sem que o sistema perca a estanqueidade. No entanto, a vida útil depende de diversos fatores como projeto, execução e manutenção. Além disso, o tempo de durabilidade de um material dentro de um sistema também pode ser determinado pelas suas matérias-primas, a qualidade de fabricação e o tipo de solicitação.
Por isso, uma terminologia passou a ser adotada para que a engenharia possa estimar a vida útil de um material em um determinado sistema: V.U.P. (Vida útil de Projeto). Para calcular essa vida útil, os fabricantes dos materiais precisam fornecer um dado importante, que é a V.U.R (Vida útil de referência).
A vida útil de referência dos impermeabilizantes nada mais é do que o tempo estimado que o fabricante calcula que o material vai durar em uma aplicação sem perder suas características essenciais. Esse parâmetro deve ser fornecido pelos fabricantes de produtos impermeabilizantes para cada tipo de aplicação.
A partir da vida útil de referência, ou simplesmente V.U.R., pode ser calculado a vida útil de projeto (VUP), que é o período estimado para qual o sistema escolhido foi projetado. Para que o sistema cumpra o tempo determinado, manutenções e cuidados devem prescritos e realizados pelos usuários.
Ao fim da vida útil, o sistema deverá ser refeito e os materiais substituídos.
Gostou? Ficou alguma dúvida? Fale conosco